segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Aécio sobre um eventual governo do PSDB: “Será a mudança para uma coisa diferente”

Duas semanas depois de ter participado de um encontro com empresários na cidade de Nova York, o senador presidenciável tucano Aécio Neves (PSDB-MG) continua falando sobre essa reunião. Que não passou de um factoide. Não havia lá nenhum empresário realmente de peso, além da pequena presença.

Somente a boa vontade, para dizer o mínimo, da nossa mídia com o pré candidato tucano pode explicar o noticiário. Boa vontade, diga-se de passagem, que tem oscilado e Aécio que se cuide: nossa imprensa ora lhe concede imenso e generoso espaço, ora o considera carta já fora do baralho e transfere quase que totalmente seu espaço para a dupla parceira Eduardo Campos (PSB) – Marina Silva (PSB/Rede).

Mas, por estes dias, voltando a conceder o espaço quase cativo de que a Aécio dispõe nos jornais, registram que ele afirmou que uma mudança na condução da economia, que faça o ritmo de crescimento do PIB voltar para um patamar de 4% ou mais ao ano, só ocorrerá com a volta dos tucanos ao poder federal.

Aécio sobre um governo do PSDB: “Será a mudança para uma coisa diferente”

“Uma vitória do PSDB sinaliza o encerramento de um ciclo de pouca capacidade gerencial, de privilégios setoriais e de uma economia extremamente fechada e ancorada nos bancos públicos; será a mudança para uma coisa diferente, nova”, disse Aécio, fazendo eco ao que falou ao núcleo de empresários com o qual se reuniu em Nova York.

Da grande cidade americana, Aécio confessa ter voltado animado: “Todos querem mudança”, disse. Ele não disse, mas deveria esclarecer: todos quem? As mudanças que ele implementaria no país num eventual governo tucano seriam aquelas defendidas pelo núcleo com o qual se encontrou em Nova York, ou as que o Brasil e seu povo querem?

Serra reaparece e fala quase diariamente para dizer que está aí na disputa

Também o candidato presidencial tucano derrotado em duas eleições nacionais anteriores (2002 e 2010), o ex-governador José Serra, voltou a marcar presença, a dizer diariamente que continua no páreo presidencial – primeiro lá entre eles, na seara tucana – e voltou a criticar os últimos leilões e concessões realizados pelo governo Dilma Rousseff.

“O governo interfere ao máximo nas licitações que propõe”, queixou-se o ex-governador paulista, segundo quem “não dá para interferir na taxa de retorno do empresário; o que se deve fazer é fixar parâmetros e condições mínimas, e então leiloar”, disse. Não se pode negar: de privatização Serra entende, até porque foi ministro durante oito anos dos governos que promoveram a chamada privataria no país, os do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-2002).

E o nosso país continua sendo o 3º maior destino dos investimentos externos diretos (IED) enquanto eles falam, ensinam como privatizar, adiantam que se voltassem ao poder encampariam de corpo e alma a agenda de mudança defendida pelo empresariado e pelo grande capital…



Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário