segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Argumento de Aécio sobre vantagem de Dilma no IBOPE não explica nada - José Dirceu

Confrontado com o resultado da pesquisa IBOPE mostrando que a presidenta Dilma Rousseff seria reeleita hoje no primeiro turno, o presidenciável tucano Aécio Neves (MG) tentou fazer uma leitura positiva para eles, do PSDB.

Na pesquisa, Aécio tem 14%, e Dilma, 41%. “Não vejo uma diferença muito grande entre outras pesquisas. Esses dados agora precisam ser vistos de forma destemporânea, até porque o nível de conhecimento dos candidatos é muito distante. Mas as pesquisas trazem algo que ao meu ver é relevante: 60% ou mais da população brasileira não quer votar na atual presidente”, afirma.

“Mesmo ela tendo 100% de conhecimento, uma exposição midiática enorme e uma campanha bilionária, 60% da população não quer votar nela. Para estar segura e tranquila, ela precisaria ter uma avaliação melhor do que está tendo.”

O argumento de Aécio é um fato, mas não explica nada. Nas últimas três eleições que ganhamos (2010, 2006 e 2002), houve segundo turno. Logo, a média de votação nossa foi de 43%-45%, e a dos candidatos mais votados da oposição foi a mesma.

O que conta é a vitória expressiva no segundo turno de Dilma, ainda segundo o Ibope, contra qualquer adversário (no cenário mais apertado, venceria Marina por 42% a 29%) e mesmo no primeiro turno. E também contam a unidade do PT e a ação do governo, já que no campo da oposição, o que há são divisão e confusão programática.



Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário