sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Cai o sigilo do inquérito oculto do “mensalão” Menos na Folha. Tudo bem, leia no Cafezinho

24 de janeiro de 2014 | 09:21 Autor: Fernando Brito
2474
O ministro Ricardo Lewandowski derrubou ontem o sigilo do Inquérito 2474, que apura a origem e a maipulação de recursos que Marcos Valério utilizava, desde 1999, para desviar dinheiros para políticos – entre eles o governador tucano de Minas Gerais, Eduardo Azeredo, cuja investigação está parada há dez anos  e que só agora, com novo relator, promete ter fim.


O inquérito havia sido colocado sob sigilo por Joaquim Barbosa, que não permitiu que a ele tivessem acesso os acusados da Ação Penal 470, o dito “mensalão”.


Meu parceiro Miguel do Rosário, ontem,  no seu O Cafezinho, já publicou um parte do relatório do inquérito, e separou algumas pequenas pérolas.


A maior deles é de que o “BV” – bônus de veiculação – era pago pela Globo à DNA sem qualquer referência a recursos do Fundo Visanet, que foi o alegado para caracterizar a origem “pública” do dinheiro do chamado “mensalão”. Recursos do Visanet foram, sim, empregados em ações de comunicação, entre outras coisas em um contrato do a promotora de eventos “Tom Brasil”, a mesma onde trabalhava o filho do Ministro Joaquim Barbosa.


Rosário, é claro, não acusa o rapaz de nada. Mas mostra que, até em casa, Joaquim Barbosa deveria saber que os recursos eram efetivamente usados em ações promocionais.


Agora, o mais interessante neste caso é a notícia – ou não- notícia –  publicada pela Folha.
Diz que é um inquérito “paralelo” ao mensalão, mas não diz sobre o que, nem sobre quem.
Afirma que o inquérito será liberado para oito requerentes e menciona dois: Henrique Pizzolato e Daniel Dantas, do Opportunity.


Mas não fala que o acesso de Daniel Dantas já havia sido concedido por Joaquim Barbosa em 2011.


E como se tudo não bastasse, ainda dá o número errado ao processo: 2.747, quando é 2.474.


Na Folha, ainda está valendo o segredo do Dr. Joaquim, ao que parece.



Tijolaço

Nenhum comentário:

Postar um comentário