qui, 26/09/2013
Para entender as armas da mídia, um dos pontos relevantes é o da manipulação das ênfases.
Suponha dois episódios cobertos pela mídia, um banal, de
adversários, outro grave, de aliados. Mesmo que todas as informações
estejam corretas, basta definir a ênfase, maximizando o episódio banal
e minimizando o episódio grave, para manipular a opinião dos leitores
A maioria absoluta dos leitores forma a opinião pela manchete, pela abertura ou por bordões internos.
O direito de resposta se atem exclusivamente aos fatos, relevando
as ênfases. É possível relatar um fato absolutamente banal, um problema
administrativo que seja, e conferir uma ênfase de suspeita a ele. A
minoria esclarecida dos leitores perceberá a manobra. A maioria, não,
incluindo aí parentes, vizinhos e conhecidos das vítimas, de seus pais e
filhos.
O Blog da Dilma
Para entender didaticamente o uso da ênfase, vamos comparar o Blog da Dilma e os Blogs da Veja.
O primeiro é um blog independente, amador, de pouca audiência, cuja
única relação com a presidente é o nome. Tem pouco mais de 5 mil
seguidores no Twitter. É apenas um da imensa constelação de pequenos
blogs militantes à esquerda e à direita, do PT e do PSDB. Segue sua
própria linha editorial. E seu grau de influência é pequena.
Os segundos pertencem ao portal da revista de maior circulação do
país. Seus titulares são funcionários da publicação e seguem a linha
editorial da revista. Portanto são a voz e alma de um dos poderes da
República.
O Blog da Dilma publicou um post grosseiro, comparando Joaquim Barbosa a um macaco.
Matéria da Folha de hoje: Blog da Dilma constrange o Palácio do Planalto
No meio da manhã, a edição online amenizou a matéria. Mudaram a
manchete e corrigiram a chamada, informando que "Blog, que não é
ligado à presidência da República, recebe críticas por suposto racismo".
Qual a relevância da matéria? Nenhuma. A única explicação para a
matéria é tentar levar o leitor a acreditar que Dilma possa estar por
trás do blog. Ou não?
Os Blogs da Veja
Veja tem alegados 1,2 milhão de exemplares
semanais vendidos - e prováveis 800 mil. Seu Twitter tem 2,6 milhões de
seguidores. Ou 520 vezes mais do que o Blog da Dilma. Sua influência
política e midiática, o interesse que desperta, a relevância midiátia,
tudo é infinitamente superior ao Blog da Dilma.
Segundo levantamento recente de Paulo Nogueira (ex-diretor da Exame e da Época), sobre o conteúdo de um dos blogs da Veja:
"Lula é chamado de bêbado, ladrão, molusco, burro, afanador, cachaceiro, larápio e cachaceiro, entre outras coisas.
Num texto recente sobre Lula no ABC,
um leitor é chamado de “cretino” e uma leitora é mandada para você sabe
onde, por cometerem o pecado de não concordar com o que estava escrito
Um terceiro leitor recebeu a
seguinte resposta, depois de ver suas palavras censuradas (só apareceu o
que o blogueiro escreveu): “Cai fora, animal.”
Se o Datafolha fizesse uma pesquisa sobre a matéria que mais interessa aos leitores - sobre a Veja
ou sobre o Blog da Dilma (explicando, na pergunta, que nada tem a ver
com a Dilma), 100,1% dos leitores iriam preferir saber da Veja.
É notícia? Para a Folha, até agora não foi, embora Veja seja um dos agentes mais influentes de poder no país.
Será no dia em que a Veja tiver tanta relevância quanto o Blog da Dilma. Ou que for eleito algum presidente que use Veja no nome.
Blog do Luis Nassif
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