Havia a chamada política da boa vizinhança,
preconizada pelo presidente Franklin Roosevelt. Na verdade era uma
estratégia para atrair o Brasil para a esfera de influência dos Estados
Unidos e afastar a possibilidade de um entendimento entre o governo
brasileiro e a Alemanha nazista de Hitler, que, na Europa, dava início à
Segunda Guerra Mundial. Um dos embaixadores dessa política foi Walt
Disney. Passando pelo Pará, a sua equipe parou em um hotel e pediu para
ouvir uma música típica do País. A orquestra desafinada e sem muito
ritmo, arranhou uma deformada “Aquarela do Brasil”.
Aquilo foi o suficiente para que Disney ficasse com
a melodia na cabeça durante toda a viagem e, ao chegar ao Rio, pedisse
para ser apresentado ao compositor da música. Após conhecer Ary Barroso,
o norte-americano não teve dúvidas: usou a composição como fundo
musical das aventuras do então estreante papagaio Zé Carioca, no filme
“Alô, amigos”. Entusiasmado com as criações do brasileiro, mais tarde
usaria “No tabuleiro da baiana” e “Os quindins de Iaiá" no desenho “Os
três cavaleiros”, em que Zé Carioca e Pato Donald contracenam com Aurora
Miranda.
Fonte: MPB Compositores (fascículos da Ed Globo, 1996).
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