Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Apesar do avanço de novas mídias e da expansão do acesso à
internet, o rádio continua sendo um dos principais veículos de
informação dos brasileiros. Segundo a Associação Brasileira de Emissoras
de Rádio e Televisão (Abert),o rádio - que comemora hoje seu dia
mundial - está presente em 88,1% dos domicílios do país, perdendo apenas
para a televisão, que tem penetração de cerca de 97%.
O país tem aproximadamente 9,4 mil emissoras de rádio em
funcionamento, incluindo emissoras comerciais AM e FM e rádios
comunitárias. O número é mais que o dobro do registrado há dez anos,
segundo dados do Ministério das Comunicações. Nos estados de São Paulo e
Minas Gerais estão concentrados os maiores números de emissoras, com
1,4 mil e 1,3 mil, respectivamente.
O número de aparelhos de rádio convencionais passa de 200 milhões no
Brasil, além de 23,9 milhões de receptores em automóveis e do acesso
por aparelhos celulares, que somam cerca de 90 milhões. Isso sem falar
no acesso às emissoras pela internet, por meio de computadores e smartphones. Aproximadamente 80% das emissoras do país já transmitem sua programação pela rede mundial de computadores.
O presidente da Abert, Daniel Slaviero, destaca que o rádio está se
adaptando às novas tecnologias para disputar o mercado altamente
competitivo da informação e do entretenimento. “Acreditamos no futuro do
rádio, não como nossos pais e avós o conheceram, mas inovador, ágil,
interativo e com a mesma importância social, eficiência comunicativa e
proximidade com as comunidades e os ouvintes. Aos 90 anos, não há dúvida
de que o rádio está em plena reinvenção”, avalia.
Para o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, o rádio faz parte
da cultura dos brasileiros e não perderá espaço porque está acompanhando
a evolução do setor. “Neste momento especial de transformações
tecnológicas e do aparecimento de outras mídias, o rádio segue firme no
nosso dia a dia porque também se transformou. Hoje é comum, corriqueiro,
ouvirmos a transmissão da programação também pela internet, direto das
redações das emissoras”, diz. O ministro garante que o governo trabalha
para dar à radiodifusão a flexibilidade e pujança necessárias para
continuar a crescer.
Emissoras de rádio no Brasil
Rádio
|
FM
|
Comunitárias
|
Ondas Médias (AM)
|
Ondas Tropicais
|
Ondas Curtas
|
FM Educativa
|
Outorgas
|
2.664
|
4.421
|
1.785
|
74
|
66
|
469
|
Fonte: Ministério das Comunicações – dezembro 2012
Agência Brasil
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