A vitória do Gripen, frente ao Super Hornet, na
licitação da FAB e a perda de um grande contrato de F-15s com a Coreia
do Sul no mês passado ameaçam as linhas de produção na área de St.
Louis; o jato, cujo maior cliente é a Marinha dos EUA, sustenta cerca de
um terço dos 15 mil empregados da Boieng no Missouri
Por Tim McLaughlin
Reuters - A decisão do Brasil de não comprar o jato de combate norte-americano F/A-18 Super Hornet, e sim o projeto de seu rival sueco, atingiu nesta semana a cidade rural de Alton, no Missouri, onde a empresa familiar de Chet Sisco fabrica peças para aviões da Boeing há quase quatro décadas.
O Super Hornet, fornecido por vendedores de todo o Missouri, parecia
prestes a obter o contrato de mais de 4 bilhões de dólares do Brasil.
Mas as revelações de que a NSA (Agência Nacional de Segurança) espionou a
presidente Dilma Rousseff ajudaram a matar o acordo no último minuto.
A recusa brasileira do Super Hornet e a perda de um grande contrato
de F-15s com a Coreia do Sul no mês passado ameaçam as linhas de
produção na área de St. Louis que empregam funcionários da Boeing,
fornecedores e a qualidade do crédito do município.
Nos níveis de produção atuais, o Super Hornet sairia de linha em
2016, e os F-15 dois anos depois. A Boeing e seus fornecedores vinham
contando com acordos militares no exterior para ampliar a vida dos dois
aviões, mas as pressões orçamentárias estão atrasando os fechamentos de
contrato em alguns mercados cruciais, além de reduzir compras nos
Estados Unidos.
"Certamente estamos preocupados com o desfecho disso", declarou Chet
Sisco, gerente-geral da Central Ozark Machine Inc., que emprega 25
pessoas e obtém cerca de 85 por cento de seu trabalho fabricando peças
de alumínio e titânio para Super Hornets e F-15s.
O Super Hornet, cujo maior cliente é a Marinha dos EUA, sustenta
cerca de um terço dos 15 mil empregados da Boieng no Missouri. O avião e
outros negócios da empresa fornecem cerca de um bilhão de dólares em
encomendas anuais para quase 700 fornecedores no Missouri.
Brasil 247
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