Assim como jornais e revistas, com muitos títulos
levados à extinção e com tiragem baixa, as emissoras de TV no Brasil
enfrentam queda acentuada de audiência - e não é de um canal para outro,
mas sim da TV para a internet; Globo e SBT, por exemplo, encerram 2013
como o pior ano das suas histórias neste quesito; no horário nobre, onde
estão concentrados os anunciantes, a queda da emissora dos Marinho foi
mais acentuada, devido ao baixo desempenho das suas novelas e do Jornal
Nacional; a TV de Silvio Santos não empolga, com excesso de reprises;
internet já é a mídia mais consumida no país, com mais de 100 milhões de
internautas
Valter Lima, do Brasil 247 - Ano após ano, a TV
aberta vê minguar o número de telespectadores interessados em sua
programação. O ano de 2013, por exemplo, que se encerra nesta
terça-feira (31), é um daqueles que emissoras como Globo, da família
Marinho, e SBT, de Silvio Santos, querem esquecer. Ambas registraram,
neste ano, sua piores audiências. De 1º de janeiro a 26 de dezembro, a
média diária (das 7h à meia-noite) da Globo na Grande São Paulo (onde
está concentrada a maioria dos anunciantes) foi de 14,3 pontos - 0,3
menos do que em 2012. O SBT encerra o ano com 5,3 pontos de média
diária, ante 5,6 pontos do ano passado. Record e Rede TV também tiveram
ligeira queda.
O que preocupa as emissoras em relação à diminuição da sua audiência é
que ela não está migrando de um canal para outro. O telespectador está
optando por desligar a TV, para acessar a internet. Um estudo inédito
feito pela IAB Brasil em parceria com a comScore, divulgado no ano
passado, atestou isto. A internet já é a mídia mais consumida no país,
com mais de 100 milhões de internautas.
Segundo o levantamento "Brasil Conectado – Hábitos de Consumo de
Mídia", que investigou a importância crescente da web na rotina dos
brasileiros, mostra que a internet já é considerado o meio mais
importante para 82% dos 2.075 entrevistados. Mais de 40% dos
entrevistados passam, pelo menos, duas horas por dia navegando na
internet (por vários dispositivos digitais), enquanto apenas 25% gastam o
mesmo tempo assistindo TV. A internet aparece como a atividade
preferida por todas as faixas etárias, de renda, gênero e região quando
se tem pouco tempo livre, somando 62%.
Até mesmo na faixa nobre (das 18h à meia-noite), onde a Globo sempre
apresentou desempenho invejável e onde estão concentradas suas
principais atrações - as novelas, o Jornal Nacional e a linha de shows
-, a queda da sua audiência foi maior. Caiu de 24,6 pontos (2012) para
23,2 pontos (2013). O SBT passou de 6,7 para 6,5 pontos. A Band foi de
3,7 para 3,5 pontos. A Rede TV! marcou 1,2 ponto neste ano, ante 1,3 em
2012.
Na Globo, as novelas tiveram um ano muito ruim. A novela teen
Malhação, que já chegou a dar 30 pontos de audiência, hoje sofre para
alcançar os dois dígitos, mantendo-se com dificuldade na casa dos 12
pontos. A atual novela das 18h, Joia Rara, também vai mal, com índices
inferiores a 20 pontos. Mas o principal problema hoje da emissora dos
Marinho é a novela das 19h, Além do Horizonte, que, em muitas ocasiões,
aparece com a mesma audiência da novela das 18h, distante dos 30 pontos
desejados pela TV.
O Jornal Nacional, principal telejornal do país, é um dos produtos da Globo com audiência mais declinante.
Vê 2013 também como o pior ano da sua história. Em 2012 e 2013, o
principal programa da Rede Globo registrou perda acumulada de audiência
de 18,4%; na última década, acúmulo de queda no Ibope soma quase 30%.
Neste ano, não passa, na média anual, dos 26 pontos. É o mesmo cenário
desolador do Fantástico, principal programa da Globo aos domingos.
Dificilmente, o programa chega aos 20 pontos.
Nas outras emissoras, a situação não é diferente. A Record, que num
passado recente, chegou a fazer certo sucesso com suas novelas, hoje tem
audiência pífia com a novela "Pecado Mortal", do autor Carlos Lombardi,
ex-global. No turno da tarde também sofre com números que dificilmente
passam dos 5 pontos. Cada ponto no Ibope equivale a 62 mil
telespectadores na Grande São Paulo. No SBT, após o sucesso da novela
infantil Carrossel, que colocou a emissora com audiência acima dos dois
dígitos, agora já vê declínio do interesse do telespectador no seu novo
produto, a também novela teen Chiquititas. Além disso, há excesso de
reprises na TV de Silvio Santos
Assim como jornais e revistas, que vêm sendo superados em audiência pela mídia digital, levando alguns títulos à extinção,
a televisão enfrenta a queda do interesse do brasileiro, que prefere
ver os vídeos do Youtube e se informar pelos sites e redes sociais. Ou
ainda adquirir séries e filmes por canais da internet, como Netflix.
O último muro que ainda precisa ser derrubado em relação à mudança de
hábitos da audiência é o conservadorismo dos anunciantes e das agências
de publicidade, ainda muito presos à TV. Com o público migrando para a
internet, o produto tem que ser mostrado onde a audiência realmente
está.
Brasil 247
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