15/01/2014 - 12h26
Kelly Oliveira
Repórter da Agência Brasil
Brasília – O débito não autorizado em conta foi a principal
reclamação registrada por clientes no Banco Central (BC), em dezembro de
2013. Do total de 2.508 irregularidades, 444 são sobre o débito não
autorizado. Em novembro, essa também era a principal reclamação, com 440
do total de 2.303 irregularidades.
Foram registradas no BC 125 reclamações sobre os débitos não
autorizados feitos pela Caixa. No Banco do Brasil o número ficou em 111 e
no Santander, 99. Os resultados divulgados levam em conta bancos com
mais de 1 milhão de clientes.
Em segundo lugar na lista de principais irregularidades, está a
cobrança de tarifas por serviços não contratados pelos clientes, no
total de 335 casos. Em seguida vêm as reclamações por prestação
irregular do serviço de conta-salário (231).
No mês passado, no ranking de reclamações com resultado
ponderado pelo número de clientes por instituição, o HSBC ficou em
primeiro lugar. Foram consideradas procedentes 127 reclamações. Em
seguida vem o Santander, com 402 casos. No terceiro lugar ficou o Banco
do Brasil (463 reclamações).
A insatisfação com serviços e produtos oferecidos por instituições
financeiras pode ser registrada no BC e as reclamações ajudam na
fiscalização e regulação do Sistema Financeiro Nacional. Entretanto, o
BC recomenda que a reclamação seja registrada, primeiramente, nos locais
onde o atendimento foi prestado ou no serviço de atendimento ao
consumidor (SAC) da instituição financeira.
Se o problema não for resolvido, o cidadão pode ainda recorrer à
ouvidoria da instituição, que terá prazo máximo de 15 dias para
apresentar resposta. Os clientes bancários também podem buscar
atendimento no Procon e recorrer ao Poder Judiciário.
Agência Brasil
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