ter, 06/05/2014 - 08:41
- Atualizado em 06/05/2014 - 08:47
Da Folha
DIMMI AMORA
Alguma organização foi suficiente para
que o escoamento da safra agrícola pelo porto de Santos neste ano
deixasse de figurar como um problema nacional.
Depois de um 2013 tumultuado, quando a
chegada de milhares de caminhões sem nenhum controle parou as estradas
de São Paulo, em 2014 não foram registrados problemas significativos nas
rodovias de acesso ao porto.
Dados da SEP (Secretaria Especial de
Portos) apontam que, mesmo com um volume maior de carga transportada, o
tempo de espera dos caminhões diminuiu.
A falta de engarrafamentos e o menor
tempo de espera resultaram na redução em 7%, em média, do preço do frete
para produtores do Mato Grosso, segundo o Imea (Instituto
Matrogrossense de Economia Agropecuária).
Dados do instituto apontam que, em
março do ano passado, o transporte da soja da cidade de Sorriso (MT), um
dos principais municípios produtores do país, a Santos chegou a bater
R$ 320 na tabela. Neste ano, o preço ficou em R$ 300. Mas as
negociações, em geral, reduzem esse valor ainda mais.
Os dados da Secretaria de Portos apontam que, em 2014, a quantidade
de grãos movimentada por Santos alcançou 12,4 milhões de toneladas no
primeiro quadrimestre do ano, um crescimento de quase 1% em relação ao
ano anterior.
Mas a safra foi mais bem distribuída. O número de caminhões usados
caiu cerca de 10% na comparação entre os dois quadrimestres,
principalmente devido ao uso de equipamentos de maior capacidade.
Mesmo assim, no mês de março -pico das operações- a quantidade de
caminhões foi praticamente a mesma nos dois anos. No dia 25 deste ano, o
número de caminhões alcançou seu recorde histórico com quase 3.000
veículos.
Mesmo nesse dia, não houve registro de problemas, ao contrário do
ano passado, quando os engarrafamentos foram rotineiros entre fevereiro e
março.
A melhor organização fez com que o tempo de espera dos caminhões
diminuísse. A redução das chuvas neste ano também contribuiu -a chuva
restringe o número de horas em que o porto pode embarcar e desembarcar
grãos.
Em março de 2013, os caminhões chegavam a perder dez horas no pátio aguardando para descarregar.
Neste ano, o tempo médio em março ficou em 6h20min, caindo para 5h50min no mês seguinte.
Após os problemas apresentados em 2013, o governo anunciou, em
dezembro, medidas para diminuir as filas. A principal solução foi o
agendamento obrigatório da chegada dos caminhões ao porto, medida que já
vinha sendo implementada há quase uma década em outro porto, o de
Paranaguá (PR).
Os terminais portuários que recebessem caminhões não agendados
foram ameaçados com multas. Uma campanha publicitária informou aos
produtores e motoristas sobre o novo sistema. O índice de caminhões
agendados chegou alcançar 99% em alguns dias no mês de março, segundo a
SEP.
Também foram criadas áreas para que os caminhões possam aguardar
pelo agendamento, e obras de pequeno porte nos acessos ajudaram a
controlar o fluxo de veículos.
Blog do Luis Nassif - Jornal GGN
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